fbpx

Com o planejamento da casa ou apartamento é comum considerar a disposição dos móveis e objetos de apoio, tipos de produtos, utilidade e como combinam entre si, oferecendo um ambiente confortável e adequado.

Dentre os itens que precisam de mais atenção, os objetos que possuem uma função e, ainda, podem ser decorativos, devem ser duplamente analisados, como a persiana para cozinha, que pode ser o ponto de destaque para o ambiente ao mesmo tempo em que cumpre a função de bloquear ou atenuar os raios solares.

Para escolher a persiana para cozinha, algumas informações e passos podem ser seguidos, facilitando a decisão e oferecendo resultado positivo para o dia a dia. Confira algumas dicas de como escolher a persiana para cozinha ideal!

1- Considere a variedade de modelos
A persiana para cozinha pode ser montada em diversos modelos, que variam na forma de abertura, matéria-prima, tamanho e grau de isolamento dos raios solares. Com isso, é essencial prestar atenção na hora da escolha, considerando modelos mais comuns como:

Varão

Modelo de tecido, composto apenas pelo varão de madeira ou metal e pano, que fica esticado após a instalação, oferecendo um movimento maleável e rápido para o uso. É um dos modelos mais comuns e oferece leveza ao ambiente.

Rolo

A persiana em rolo também é de tecido, que pode ser usado em diversas alturas ou retraído por inteiro, deixando a janela exposta. Essa é uma ótima opção para equilibrar a luz com a sensação térmica, ajudando na composição do ambiente de acordo com a hora do dia ou necessidade.

Leia também: 5 dicas imperdíveis de como montar uma cozinha pequena!
Painel

A persiana em painel é feita com base plástica em cores mais neutras, ela desliza facilmente para abertura e isola os raios solares, ótima opção para cozinhas que ficam direcionadas para o sol do meio-dia.

Esses 3 modelos são apenas exemplos de persianas para cozinha que oferecem qualidades variadas. Existem outros tipos que podem ser pesquisados, porém, o ideal é que os interessados atentem-se às necessidades do dia a dia antes de optar pelo produto.

2- Pense nos tons e estampas para cozinha
Depois de escolher o produto, é interessante pensar nas cores e estampas que ele oferece. Se a cozinha já estiver decorada, não é recomendável fugir das tonalidades usadas, porém, se há a possibilidade de escolher os tons e figuras, foque em algo que se destaque e combine com os móveis, paredes e azulejos, criando uma sintonia entre os itens.

3- Cuidado com o comprimento e medidas
O comprimento e medidas da persiana para cozinha influenciam no ambiente. Opções mais curtas e coloridas geram leveza para o local, modelos longos e sóbrios oferecem mais classe e destaque de acordo com a montagem geral da cozinha.

Além de variar nas medidas das persianas, é possível combinar as possibilidades, personalizando o local!

4- Foque no custo-benefício
Por fim, um último ponto de atenção é pesquisar a relação entre custo e benefício em cada persiana para cozinha.

Como existem muitos materiais, cores e estampas, é preciso identificar qual o modelo que supre as necessidades do ambiente e, ao mesmo tempo, que seja duradouro, de fácil manipulação e limpeza, mantendo a qualidade mesmo com uso rotineiro.

Todos esses pontos são complementares e ajudam na escolha da persiana para cozinha, assim, devem ajudar na pesquisa pelo modelo ideal, que combine com o cômodo e gostos dos moradores.

Kit's Paraná

About Kit's Paraná